Apresentação

Na Grécia antiga, as ágoras eram as principais praças públicas da pólis - praças de comércio e debates filosóficos... Resolvi então apropriar-me do termo para inaugurar uma nova praça virtual. Ressalto que as praças só têm serventia quando são frequentadas, por pessoas com opiniões e vontade de interagir. Quando geram convivência. Acredito que é através da convivência com nossas famílias, amigos e todos os outros que se interessam ou não pelo mesmo que a gente, que a cultura de um lugar pode ser preservada, transformada ou extinta. Por isso, convido vocês a circularem por aqui, me contarem seus casos e seus projetos. Vamos “contar pra todo mundo” o que acontece; desde os espetáculos de porte até as atividades mais simples que nem eu nem você pesávamos antes na balança da cultura.Vamos sentar e conversar sobre o que nos motiva e nos emociona no dia-a-dia. A cultura é influenciada por muitos fatores... O desafio é abordá-los de forma interessante. Para isso, preciso da sua contribuição. Não existe diálogo de um só... Falem comigo.

março 26, 2011

Hora do Planeta



A Hora do Planeta é um ato simbólico, promovido anualmente no mundo todo pela WWF, no qual governos, empresas e a população demonstram a sua preocupação com o aquecimento global, apagando as suas luzes durante sessenta minutos. Ele acontece hoje, 26 de março a partir das 20h30 (horário de Brasília)
Para a WWF, o gesto simples de apagar as luzes por sessenta minutos, possível em todos os lugares do planeta, tem o significado de chamar para uma reflexão sobre a questão ambiental e os desafios impostos pelo aquecimento global.



Como a própria organização do movimento esclarece, este é um ato simbólico que deve despertar as pessoas para ações mais concretas que não somente apagar a luz, ou melhor, que continuem apagando quando isso não for algo coletivo. O que deve ser despertado na sociedade é a capacidade crítica. É urgente condicionarmos o cidadão à autocrítica. Fazê-lo avaliar o que individualmente, dentro de suas particularidades, pode contribuir para a manutenção desse habitat humano. Como disse Arnaldo Jabor, o mundo se reinventará, somos nós que passaremos como um dia os dinossauros se foram. A utilização alienada e desenfreada destruirá a nós primeiro.  

Então é isso, eu concordo com um amigo meu.O Ricardo diz ser visionário demais pra se contentar com as ações da grande mídia. Existem “formas muito mais efetivas de economia de energia e de fabricar energia ‘verde’, bastaria os governos, por pressão popular, darem incentivos e subsídios para isto: energia fotovoltaica, eólica ou por mares são mais baratas e ecológicas...”
Vou dizer a vocês o que disse a ele: Agora cabe a nós que sabemos que toda essa "festa" não resolve muita coisa dar exemplo/promover/fomentar/cobrar que as verdadeiras e necessárias ações sejam concretizadas. Cuide da sua casa. Perceba e reorganize pequenos detalhes. Assuma sua responsabilidade reeducando seus hábitos nas mais corriqueiras atividades do seu dia.Como dizia Nietzsche, a culpa é daqueles que conhecem a verdade.
Para aqueles que conseguiram, com todas as discussões da Hora do Planeta, apreender alguma coisa, boa mudança de comportamento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário