Apresentação

Na Grécia antiga, as ágoras eram as principais praças públicas da pólis - praças de comércio e debates filosóficos... Resolvi então apropriar-me do termo para inaugurar uma nova praça virtual. Ressalto que as praças só têm serventia quando são frequentadas, por pessoas com opiniões e vontade de interagir. Quando geram convivência. Acredito que é através da convivência com nossas famílias, amigos e todos os outros que se interessam ou não pelo mesmo que a gente, que a cultura de um lugar pode ser preservada, transformada ou extinta. Por isso, convido vocês a circularem por aqui, me contarem seus casos e seus projetos. Vamos “contar pra todo mundo” o que acontece; desde os espetáculos de porte até as atividades mais simples que nem eu nem você pesávamos antes na balança da cultura.Vamos sentar e conversar sobre o que nos motiva e nos emociona no dia-a-dia. A cultura é influenciada por muitos fatores... O desafio é abordá-los de forma interessante. Para isso, preciso da sua contribuição. Não existe diálogo de um só... Falem comigo.

abril 12, 2011

"Padre Paulo" no cinema


Inaugurado no final do ano passado, o "nosso cinema" começa efetivamente a fazer parte da vida das pessoas. Isso graças a parceria da Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria Municipal de Educação, Departamento de Transporte da Prefeitura, equipe do Cine Josué's e escolas da cidade. 
Veja o exemplo da Escola Estadual Padre Paulo. Buscando garantir aos seus alunos oportunidade de acesso a 7ª arte, não mediram esforços e levaram várias turmas para o cinema. Andréa, secretária da escola disse entusiasmada que foi emocionante viabilizar tal contato, afinal muitos estudantes nem sabiam como funcionava a exibição. 
São muitas as questões que proporcionam o desinteresse, a antipatia e a falta de familiaridade do indivíduo com as manifestações da cultura. Mesmo que uma análise superficial nos leve a apontar "o financeiro" como principal fator, a realidade é muito mais complexa.  
Só enxergamos, buscamos e queremos o que sabemos que existe... 
Ao levar TODOS os alunos para o mesmo evento cultural a escola desmistifica muitos preconceitos... Certas percepções que tanto distanciam as pessoas dos textos, imagens e sons geradores de capacidade crítica e conhecimento. Oferecer às nossas crianças contato com a arte é uma forma concreta e eficaz de criar demanda de ideias, valores e produtos culturais. Mais que um momento de lazer o cinema faz pensar...
Para marcar a estréia de muitos numa sala de projeção, nada melhor que um conto de fadas... Baseado em Rapunzel, um dos clássicos dos irmãos Grimm, Enrolados da Disney é divertido e emocionante. Assim a proposta ficou ainda mais ampla, despertando os alunos para a literatura também.
Parabéns a toda a Equipe da "Padre Paulo" por ampliar o seu conceito de educação e transpor os muros da escola. Agradecimentos especiais a Secretária de Educação Arminda Elaine, Adriana Góis e todos os motoristas do Departamento de Transporte da Prefeitura.


Um comentário:

  1. Que bom hein Patti?!
    Os moradores de Samonte tem que ir mais ao cinema, só assim para haver críticas, e só havendo críticas se buscam a melhora.
    Um beijo

    ResponderExcluir