Apresentação

Na Grécia antiga, as ágoras eram as principais praças públicas da pólis - praças de comércio e debates filosóficos... Resolvi então apropriar-me do termo para inaugurar uma nova praça virtual. Ressalto que as praças só têm serventia quando são frequentadas, por pessoas com opiniões e vontade de interagir. Quando geram convivência. Acredito que é através da convivência com nossas famílias, amigos e todos os outros que se interessam ou não pelo mesmo que a gente, que a cultura de um lugar pode ser preservada, transformada ou extinta. Por isso, convido vocês a circularem por aqui, me contarem seus casos e seus projetos. Vamos “contar pra todo mundo” o que acontece; desde os espetáculos de porte até as atividades mais simples que nem eu nem você pesávamos antes na balança da cultura.Vamos sentar e conversar sobre o que nos motiva e nos emociona no dia-a-dia. A cultura é influenciada por muitos fatores... O desafio é abordá-los de forma interessante. Para isso, preciso da sua contribuição. Não existe diálogo de um só... Falem comigo.

fevereiro 22, 2011

"Gaga Mirim"


Na última quinta-feira, 17 de fevereiro a cantora recomendou a todos os seus seguidores no twitter que acessassem o vídeo da canadense Maira Aragon postados no Youtube. Nele a menina de apenas 10 anos fazia um cover do single “Born This Way”. Desde então a menina se tornou para a mídia a versão feminina de Justin Bieber. Seu vídeo já ultrapassou 11 milhões de visitas e o previsível aconteceu: Lady Gaga convidou Maria para dividir o palco com ela durante um dos seus próximos concertos no Canadá, em março. Ao falar com Maria durante o programa da rádio canadense Hot 103, Gaga explicou que chorou ao veê-la: “Quando te vi, tão nova e tão linda, a cantar aquela letra de forma tão pura, isso me fez lembrar a razão pela qual escrevi esta canção. Muito obrigado por fazeres com que o meu dia fosse melhor”. Não chorei como a criadora da música, mas Maria tem mesmo um futuro, ainda mais agora.

fevereiro 16, 2011

“Gusttavo Lima” em Arcos


A nova revelação da musica sertaneja faz show nesta sexta-feira, dia 18 de fevereiro no Parque de Exposições de Arcos. Nivaldo Batista Lima passou a infância cantando na Folia de Reis e hoje como Gusttavo Lima encanta o país com suas composições próprias e interpretação. Mesmo com o sucesso, sua marca registrada ainda é a simplicidade. Ele demonstra em palavras e ações de onde veio, quais são suas origens e o que e quem lhe influenciaram pelo caminho. A viola caipira alicerça sua carreira, e nomes como De Barrerito ao Trio Parada Dura - do qual é fã incondicional - Gino & Geno, Chitãozinho & Xororó, Teodoro & Sampaio, Milionário & José Rico, Almir Sater, Tião Carreiro & Pardinho, Liu & Léo, André & Andrade, Renato Teixeira estão na ponta da língua quando o assunto são seus gostos musicais.

As redes sociais também fazem pensar...


Para quem não ficou sabendo, a parceria da livraria da Folha com a Geração Editora premiou através do Twitter, as cinco respostas mais criativas do tema: “Troque um BBB por um livro..”

Sucesso absoluto, a segunda promoção acaba nesta quinta-feira, 17 de fevereiro premiará cinco usuários do Facebook que responderem com maior originalidade a seguinte pergunta: "Qual foi a sua escolha de Sofia?" o prêmio, é claro, um exemplar do livro "A Escolha de Sofia". Para participar é bem simples, basta "curtir" a página da Livraria da Folha no Facebook, depois comentar a nota com a “grande resposta”.

Lembrando que a Obra "A Escolha de Sofia" escrita pelo norte-americano vencedor do prêmio Pulitzer William Styron, Jostein Gaarder é um dos romances mais celebrados sobre a filosofia. Como todo Best seller o livro ganhou em 1999, versão cinematográfica e foi protagonizado por Meryl Streep e Kevin Kline.

Sabendo das promoções, fiquem de olho! Essa é uma estratégia que tem tudo para virar “mania de marketing”. Na pior das hipóteses, se a gente não ganhar os prêmios pelo menos põe os neurônios para funcionar.

O Novo slogan federal


A presidente Dilma lançou nesta semana em rede nacional, mesmo diante de inúmeras críticas e gozações, o slogan de sua gestão: “País rico é um país sem pobreza”. Sinceramente, concordo com o meio publicitário, é meio óbvio, não?! O publicitário Cillas Amaral, de Brasília, ainda ironizou pelo Facebook: “País alegre é um país sem tristeza”; “País limpo é um país sem sujeira”; e “País organizado é um país sem desorganização”.

Sobre a logomarca podemos reparar também que diferentemente de Lula que incluía através do preto (no “I”) e vermelho (no “L”) sua identidade petista e sindical, Dilma preferiu apenas usar as cores da nação.

O incansável Falabella


Fiquem atentos! O ator, escritor, diretor e cronista Miguel Falabella acaba de assinar contrato com a editora portuguesa LeYa. O livro que será lançado ainda no primeiro semestre deste ano pelo selo Lua de papel reunirá seus principais textos, escritos em jornais e revistas nos últimos dez anos.

Pré Carnaval na IBIZZA



A proposta é boa... Então coloquem a roupa mais leve do guarda roupa e venham para a prévia do Carnaval 2011 na IBIZZA neste sábado, 19 de fevereiro. No Palco o Vocalista e guitarrista baiano “Luciano Freaza” que também é conhecido por fazer cover da Banda Asa de Águia, é um velho conhecido das micaretas de todo o Brasil, tendo tocado inclusive com Cid Guerreiro e Luiz Caldas. Sucesso!!!


fevereiro 14, 2011

Comer rezar amar

A dica de hoje é "Comer rezar amar", Livro com mais de quatro milhões de exemplares vendidos e recomendado inclusive por Hillary Clinton. Na lista dos mais vendidos do New York Times por mais de um ano. Traduzido em 36 idiomas.

E o que tem de tão interessante nessa obra: Elizabeth Gilbert, autora do livro teve todos os possíveis conflitos em sua vida. “O amor parecia não ser seu amigo, a fé não era uma de suas atividades prediletas, na verdade ela nunca havia conversado com Deus. Incerta sobre a vida que iria seguir, Elizabeth resolve se dar ao luxo de fazer o que desejava, pela primeira vez. Deixou tudo de lado e vendeu à sua Editora um livro que ela ainda iria escrever, fruto de uma viagem de um ano inteiro à Itália, para buscar os prazeres de comer, depois à Índia, aonde buscaria a sua fé e finalizando na Indonésia, em Bali, onde buscaria o seu equilíbrio, o seu eu.”

No cinema, o texto interpretado por Julia Roberts encanta o público do mundo inteiro. Embora perdendo a riqueza das obras impressas, a tela seduz pela impressão da fotografia, que é uma das boas críticas do filme. Leia, assista em qualquer ordem. De qualquer forma ele lhe fará bem.

“Manitu” no Bora Bora


No último 22 de janeiro o Reggae do Manitu, que completa em 2011 dez anos de estrada, marcou presença no Bora Bora Café em Lagoa da Prata. A banda mantém a mesma formação do início e divulga o 5º trabalho “De tempos em tempos”, lançado em 2009. Se você ainda não conhece a discografia da banda, a dica é entrar no site oficial www.manitu.art.br e baixar gratuitamente (falo sério) o que você ainda não tem. É preciso reconhecer, quem consegue fazer uma gentileza dessas para os fãs, se garante nos shows, não é mesmo. Sucesso sempre!

fevereiro 12, 2011

Confesse para o seu Iphone

Colocado à venda semana passada pela loja virtual da Apple, iTunes, por US$ 1,99 (R$ 3,32) o novo aplicativo para o Iphone foi descrito como "a ajuda perfeita para todo penitente". O programa chamado de “confissão” dá ao usuário dicas e orientações sobre o ato católico. O usuário é guiado através das telas a admitir seus erros. Por meio dele os fieis podem fazer exame de consciência com base em fatores como idade, sexo e estado civil. Para Patrick Leinen, da Little iApps o objetivo não é substituir o ritual religioso por completo, mas encorajar as pessoas a compreender suas ações, e a buscar um padre para obter absolvição. "Nosso desejo é convidar católicos a se envolverem com sua fé através da tecnologia digital", disse. O lançamento foi feito logo após o papa Bento XVI ter incentivado católicos a usarem a comunicação digital e mostrarem-se presentes online. É claro que o pontífice adverte que o contato virtual não deve substituir o contato humano direto com as outras pessoas, mas o fato é que pela primeira vez a Igreja aprova um aplicativo para celular. Desde 2007, quando o Vaticano lançou seu próprio canal no Youtube e depois em 2009 com um aplicativo no Facebbok a Igreja já não era alheia ao mundo digital.

NASI - "VIVO NA CENA" na malibu


Ex-vocalista do IRA! Marcos Valadão Rodolfo, o Nasi faz show neste sábado, 12 de fevereiro na Malibu Disco Club em Santo Antônio do Monte. Seu mais recente trabalho, CD e DVD “VIVO NA CENA”, lançado em setembro de 2009 prova que o veterano ainda dá aula de Rock. O cantor conseguiu resgatar no Álbum além de faixas do Ira, obscuridades do pós punk brasileiro dos anos 80 – incluindo “Verdades e mentiras”, do Voluntários da Pátria e “Carne e osso”, dos Picassos Falsos – , novos indies (rock independente) como Eddie e River Raid e clássicos do rock nacional, como “Rockixe” de Raul Seixas (cantada ao lado de Marcelo Nova) e “O tempo não para”, de Cazuza. Para Nasi o nome do disco é a imagem de sua carreira: "eu vivo na cena do rock e no palco, que é o meu lugar". Alguém que gosta tanto do que faz não tem erro. Fica aqui a dica para todos os saudosistas dos bons tempos do Pop rock nacional.


"Aparecida - O Milagre" chega até nós


Estreou em Santo Antônio do Monte neste final de semana, “Aparecida – O milagre”. Um filme brasileiro que conseguiu , segundo o Santuário Nacional, abordar a temática religiosa de forma não piedosa. Portanto Com direção de Tizuka Yamasakia e produção de Gláucia Camargos a obra é provocadora e atual, realizada com arte, beleza e saudável emoção. A trama se passa no Vale do Paraíba, região do Estado de São Paulo, onde está localizada a Basílica Nacional de Aparecida, o maior santuário mariano do mundo. O elenco conta com nomes “globais” como Murilo Rosa, Bete Mendes, Maria Fernanda Cândido, Jonatas Faro, Rodrigo Veronese e Leona Cavalli. Sobre a história posso adiantar que Marcos (Murilo Rosa), um empresário de sucesso, tem tudo que o dinheiro pode comprar, mas vive um vazio afetivo. Por uma tragédia, ele perdeu a fé em Nossa Senhora Aparecida quando era menino, e foi necessária uma segunda tragédia para que ele reencontrasse a fé. O drama tem recebido ótimas críticas desde o lançamento em Dezembro, por isso vale a pena conferir. O filme fica em cartaz de 18 a 24 de fevereiro, sempre no horário das 19 horas.

Para informações de filmes e horários ligue: 9146-5505/ 9951-8889.

Solidariedade


Em comemoração ao dia da Solidariedade, 31 de janeiro, o Hotmail publicou um texto do Massoterapeuta com formação em Medicina Chinesa, Reiki, Auriculoterapia e Reset, Luciano Flehr. Nele o terapeuta questiona o quanto o ser humano, mesmo diante de tantas possibilidades de expansão da consciência, vem nos últimos anos regredindo ao instintivo, agindo cada vez mais de forma estressada, violenta e sem razão. Para tal analise, ele esclarece baseado nos estudos do biólogo celular e autor do livro "A Biologia da Crença", Bruce Lipton, que nosso código genético é vulnerável ao ambiente que estamos: "A membrana celular funciona como uma espécie de chip e é programável. O comportamento biológico e a atividade genética estão dinamicamente ligados às informações do ambiente, que podem ser descarregadas (como um download) no interior da célula, que funciona como um computador", explica o especialista. Outro fator que também mobiliza especialistas no mundo todo é os malefícios da “carga de energia eletromagnética que interfere em nossos corpos, provenientes de computadores, micro-ondas, televisão, celular, etc. Tudo isso pode gerar atrofia e desequilíbrio no nosso cérebro reptiliano e na amigdala cerebral, responsáveis por nossa capacidade de reação e ação. O cérebro reptiliano é o primeiro a ser formado, no primeiro trimestre de gestação. Nele estão retidas funções animais como caçar, usada quando vamos ao supermercado comprar mantimentos e demarcar território, ao usar uma cadeira preferida ou ocupar um lugar específico à mesa. Já na amigdala cerebral está armazenada nossa capacidade de luta e fuga. Você pode optar por enfrentar uma situação, fugir dela ou ficar estagnado e estressado.” Diante de todas as informações acima podemos refletir: Qual a nossa programação cotidiana? Estes fatores estão influenciando nossas ações? Que tipo de ambiente cultuamos em casa, no trabalho, com os amigos? Que culturas consumimos e oferecendo ao nossos filhos?

Se tais estudos estiverem certos, estamos programando nossas células a partir da sociedade e das culturas a que temos acesso. Reconhecendo que nosso cérebro pode estar sendo calibrado de forma distorcida, é uma questão científica estarmos nos acostumando aos absurdos que vemos por aí. O estresse do dia-a-dia compromete inevitavelmente a capacidade de avaliar, julgar, ponderar idéias universais ou racionalizar. O discurso da falta de tempo, de espaço e de voz é unâmine, literalmente uma programação.

É preciso reconhecermo-nos como atores desse meio e o influenciarmos a ser melhor, mais justo, solidário e digno através das mais simples e corriqueiras ações. É imprescindível que a nossa característica mais humana, a necessidade de COM VIVER, seja aflorada. Só assim, a cultura do amor, da gratidão, do companheirismo e da educação ocuparão o espaço ocupado hoje pela agressividade e pela política do "eu primeiro". Por isso, precisamos sempre escolher em qual tipo de ambiente queremos produzir e nos inserir. Que cada um de nós seja capaz de assumir sua parcela de responsabilidade – É preciso reagir aos outros solidariedade.

O melhor da Dance Music na Malibu

O show que vai transformar Samonte na capital do Dance Music acontece neste sábado, dia 29 de janeiro na Malibu Disco Club. Isso é o que garante o dono da Pick up Tom Hopkins, DJ do programa Super Pop da apresentadora Luciana Gimenes e um dos grandes nomes da dance music da atualidade. No repertorio os sucessos mundiais seus sucessos mundiais EVERYBODY,S GROOVING - CANT, GAT YOU - DESTINY - SET ME FREE, além é claro do mais mais novo hit POWER OF LOVE. Tudo isso na voz inconfundível da SAMARA . Galera! Vamos prestigiar e desmistificar que o público daqui não dá valor ao que é bom. Finalmente, o que acontece no mundo chega até aqui.

Reality Show inteligente

A folha.com divulgou que "O programa do Faustão" teve o pior Ibope de todos os tempos domingo passado. Sendo muito sincera, confesso que num primeiro momento, fiquei feliz com a possibilidade de que as pessoas tivessem procurado outras opções mais interessantes para o seu lazer. Na verdade, ao ler a matéria ficou evidente que tal fracasso decorria principalmente da ausência do eliminado semanal do Big Brother 11.

Sendo assim, minha dica da semana é o novo Reality Show da Band (classe Turística) "O mundo segundo os brasileiros". No ar toda terça-feira, às 22h15 desde 04 de janeiro de 2011, a série da mesma produtora do CQC e Polícia 24hs, percorre os principais roteiros turísticos do mundo, lugares muitas vezes longínquos, pouco explorados e repletos de descobertas e contrastes. África, Ásia, Oceania, Europa e Américas: A cada novo episódio, as várias facetas de uma mesma cidade, com dicas, roteiros, histórias e revelações emocionantes. Tudo isso, narrado por personagens reais em tom documental e quase autobiográfico.

Com a popularização dos reality shows no mundo, é cada vez maior o número de adeptos a esse tipo de programação. Se você, como eu gosta de programas mais construtivos que o "teatrinho de marionetes global", esta é com certeza uma nova maneira de explorar e conhecer o mundo sem precisar fazer as malas, falando de lugares e coisas que gostamos sob o olhar de quem ama o Brasil, mas vive longe dele.

Lista do Oscar 2011

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou no último dia 25 de janeiro, terça-feira a lista dos indicados à 83ª edição do Oscar. Embora procure contemplar estilos diferentes, é preciso reconhecer que desta vez Hollywood se superou: a lista tem filme de época, faroeste, dramas humanos e desenho animado.

Na disputa da principal categoria, melhor ator, a surpresa ficou por conta do espanhol Javier Bardem, por sua participação em "Biutiful" (drama), longa que também concorre a melhor filme de língua estrangeira. Ainda concorrem ao Oscar de melhor ator Jesse Eisenberg, de "A rede social" (drama), Colin Firth, de "O discurso do rei" (drama), Jeff Bridges, de "Bravura indômita" (faroeste), e James Franco, de "127 horas"(drama). Liderando não só a competição como também a simpatia dos cinéfilos do mundo, a produção britânica "O discurso do rei" conquistou indicações em 12 categorias, incluindo melhor filme, diretor e ator. Também saíram como favoritos "Bravura indômita", com dez indicações, "A rede social" e "A origem" (ficção Científica), ambos com oito indicações. Em seguida vêm "O vencedor" (drama), que disputa o prêmio em sete categorias, "127 horas" (drama), em seis, e "Cisne negro" (drama) e "Toy story 3" (animação), em cinco. Entre as atrizes, a veterana Annette Bening, de "Minhas mães e meu pai" (drama), disputa a estatueta com Natalie Portman, ganhadora do Globo de Ouro por "Cisne negro", além de Nicole Kidman, de "Rabbit hole" (drama), Michelle Williams, de "Blue valentine" (drama romântico), e Jennifer Lawrence, de "Inverno da alma" (drama).

"Epifania" na IBIZZA



A diversidade cultural é algo que surpreende. Mais do que isso, ela abre as portas para projetos interessantes, dando ao público a oportunidade de conhecer trabalhos diferentes dos convencionais. Um bom exemplo disso é o quanto o gospel vem conquistando sua fatia do mercado. Quem nunca ouviu falar em Rosas de Saron e outras bandas cujo as letras iluminam nossa alma, ou do próprio “Iluminar” do padre Fábio de Melo? Pois bem, a IBIZZA apostou nessa nova tendência e ofereceu no último dia 21 de janeiro de 2011, um grande Show com Banda "Epifania". Já falamos deles no ano passado, quando ganharam, com duas canções próprias, o Festival Aberto de Musica e Poesia de Pompeu. Eu acredito muito no talento desses meninos e por estas fotos percebemos que além de conseguir falar de Deus com alegria eles lotaram a casa.

Paramore em BH


A turnê brasileira da banda americana Paramore, desta vez incluiu o Chevrolet Hall de Belo Horizonte no roteiro. Os shows do grupo liderado pela vocalista Hayley Williams começam dia 16 de fevereiro em Brasília, passam pela capital mineira dia 17, seguindo para o Rio de Janeiro, dia 19, São Paulo, dia 20, e Porto Alegre, dia 22. O Show apresentará sucessos como Misery Business, CrushCrushCrush e That's What You Get, do segundo disco Riot!, além das músicas do álbum mais recente Brand New Eyes.

Desabafando...

A situação na sala de cinema do Centro Cultural ainda está gerando muitos comentários pela cidade. Tem gente deixando de freqüentar por causa da bagunça e desorganização. Espero que Secretaria e Josue’s encontre uma forma de garantir que “a galerinha” se comporte na hora do filme. Façam como em outros cinemas maiores: Só deixem entrar até determinada hora, se preciso for acendam as luzes e parem o filme.

Secretaria de Cultura de SAMonte lança seu Blog


Reconhecendo que a rede se tornou nos últimos anos um importante ambiente de cultura, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo lança seu Blog - “CULTURA Santo Antônio do Monte” acessado pelo endereço: www.culturasamonte.blogspot.com. Mais que uma ferramenta da Internet os blogs são um espaço de diálogo. Afinal, suas características como facilidade de manutenção e rapidez tornam os blogs uma opção prática e eficiente de informação. Nesse sentido, parabenizo a iniciativa da Secretaria Municipal em adentrar no ambiente virtual para se tornar mais próxima da sociedade, principalmente, dos mais jovens. Além de divulgar seus projetos e eventos, D. Dilma Morais e sua equipe têm nesse novo veículo a oportunidade de ampliar sua interação com públicos que antes não atingia ou que não tinha acesso. Espero que em contra partida esses muitos públicos deixem comentários, dicas sobre ansiedades, gostos e quereres para que a Secretaria de Cultura de Santo Antônio do Monte represente e retrate ainda mais a cultura de nossa cidade.

Globo de Ouro 2011

A 68ª edição do Globo de Ouro em Beverly Hills, que além de um prêmio de peso é a prévia do Oscar 2011 aconteceu nesse último domingo, 16 de janeiro, e não fugiu muito do que era previsto. O longa de David Fincher sobre a criação do Facebook de seis indicações levou para casa quatro prêmios: Melhor filme de drama, direção, roteiro e trilha sonora. Embora tivesse sete indicações, “O Discurso do Rei” ficou com apenas uma estatueta: O britânico Colin Firth ganhou o prêmio de melhor ator de drama pelo seu desempenho como rei George VI. O Globo de Ouro contempla produções de cinema e televisão, concedendo troféus distintos a musicais ou comédias e obras dramáticas.

No cinema de hoje, a valorização do dramático sobrepõe às outras produções. Isso se evidencia na ênfase dos prêmios. O nome de Natalie Portman ganhou todas as colunas de cinema do mundo, pelo seu papel em “Cisney Negro, enquanto Annette Bening e a comédia "Minhas Mães e Meu Pai" foi apenas citado. Isso aconteceu também com o melhor ator da categoria Paul Giamatti pela interpretação no filme "Minha Versão para o Amor". Isso nos faz pensar sobre o quanto desmerecemos o riso, como se ele não fosse capaz de nos fazer pensar, ou se o simples propósito de se divertir fosse fútil e superficial demais, menos culto.

Ficam aqui os vencedores do Globo de Ouro 2011 no cinema. Ainda pretendo falar um pouco mais sobre as indicações de cada categoria nas próximas edições, comparando-as com a lista do Oscar que será divulgado no próximo dia 24 de janeiro. A Festa da Academia está prevista para o dia 22 de fevereiro.

Filme – drama: "A Rede Social"/ Ator – drama: Colin Firth ("O Discurso do Rei") / Atriz – drama: Natalie Portman ("Cisne Negro") / Filme - comédia ou musical: "Minhas Mães e Meu Pai"/ Ator - comédia ou musical: Paul Giamatti ("Minha Versão para o Amor") / Atriz - comédia ou musical: Annette Bening ("Minhas Mães e Meu Pai") / Ator coadjuvante: Christian Bale ("O Vencedor") / Atriz coadjuvante: Melissa Leo ("O Vencedor") / Direção: David Fincher ("A Rede Social") / Roteiro: "A Rede Social"/ Filme estrangeiro: "Em um Mundo Melhor" (Dinamarca)/ Animação: "Toy Story 3"/ Trilha sonora: "A Rede Social"/ Música original: "You Haven't Seen the Last of Me" ("Burlesque") / Cecil B. DeMille (homenagem): Robert De Niro.

Àgora - contando o que há de bom por aqui...


Nossa cidade é rica em artistas da vida cotidiana, verdadeiros agentes, sujeitos e propagadores culturais. Então, além da programação do novo cinema (gente Samonte tem cinema! Meu sonho de adolescência! rs) e do que fazer no réveillon podemos entender juntos porque é tão importante que todos que se empenham desde a Equipe da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, passando por “Silvanas, telinhas e Dedés”, sem esquecer do Monsenhor Olavo e Padre Adelso, até chegar aos pais que com carinho vestem seus filhos para dançarem, professoras que se desdobram para fazer um auditório bem feito e empresários com responsabilidade social entre muitos outros, sejam reconhecidos pelos seus esforços em prol da cultura desta cidade. Poderemos falar também de questões da vida moderna como meio ambiente, criminalidade, amor e sexualidade.

Teatro de Bonecos


O grupo teatral MambembeTrum só foi possível graças ao esforço de muitos. Tudo começou nas oficinas do Giramundo, que mostraram para alguns na cidade como se construía um boneco. Desses bonecos nasceram outros, pelas mãos de Idelma e seus alunos. Dona Dilma contou uma história e o criativo Dedé assumiu o desafio de fazer acontecer. Dez alunos da Escola Estadual "Dr. Álvaro Brandão" deram vida aos personagens e o espetáculo contou ainda com a participação de Ronaldo Francisco Ferreira, músico integrante da Lira "Monsenhor Otavianpo". Parabéns pelo esforço, dedicação e talento de cada um que contribuiu para que a peça “Até aqui, de tão, tão distante...” fosse esse sucesso de público e de crítica. Cenário montado para oito apresentações no mês cultural, a Trump ainda tem muitos a quem encantar... Aguardamos ansiosos pelas surpresas prometidas para 2011.

Melhor educar que reeducar!


Finalizando o projeto de reciclagem, os alunos do Centro Educacional Infantil "arte de Ser", visitaram a fábrica de reciclagem "Fabplast" em Santo Antônio do Monte, tendo como objetivo a conscientização dos alunos desde pequenos a proteger o nosso meio ambiente. Nos dias 24 e 25 de novembro de 2010, na escola, foram apresentados as exposições dos projetos. Parabéns pela iniciativa!

A cultura das Escolas


É preciso criar demanda de cultura e isso acontece lá no início, quando um pai lê um livro para o filho dormir ou uma professora cria personagens para toda a turminha de seis anos participarem do teatro. Foi isso que a professora Rita de Cássia, da Escola Municipal Juca Pinto fez por seus alunos: Criou um enredo da História Bonequinha Preta que coube todos. E quem não queria ser um brinquedo ou um bichinho? O auditório que aconteceu dia 03 de dezembro sexta-feira, como de costume foi apresentado para toda a comunidade escolar e provou mais uma vez que tudo começa no faz de conta...

Patrimônio em Figurinhas


Márcia Bernardes e sua equipe merecem nossos aplausos. O Lançamento do Álbum de Figurinhas “Um olhar atento sobre Santo Antônio do Monte”, projeto de Educação Patrimonial aconteceu no salão do CETUC - Centro Turístico Cultural ”João Robson de Castro”, no dia 30 de novembro e contou com presença significativa dos profissionais da Secretaria da Educação. Até então, só ouvi elogios sobre o material que será usado como suporte para aulas de História/Geografia no 3º ano do Ensino Fundamental em 2011. A idéia é criativa e oportuna num momento em que se discute tanto sobre “a união do lúdico com o aspecto didático”. Sinceramente, conseguir transformar um assunto tido por muitos como chato em brincadeira é o sonho de qualquer educador.

Recital de Piano


Rodrigo Thomasi encerra as atividades de novembro da Secretaria Municipal de cultura e Turismo. Uma pena que o jogo do Cruzeiro aconteceu no mesmo horário, porque o recital do pianista de apenas onze anos no dia 28 de novembro de 2010 encantou o seleto público presente. Natural de Divinópolis, o prodígio toca desde os seis anos de idade e já tem na bagagem o 1º lugar no concurso BDMG de 2009. O menino impressionava tanto pelo talento e habilidade quanto pela sua simplicidade... Em suas duas apresentações: a primeira foi no Centro da Memória Municipal Governador Magalhães Pinto, com repertório erudito e mais tarde no Santuário Nossa Senhora do Rosário onde tocou de Tom Jobim a Beatles. Rodrigo foi impecável como artista e como pessoa. Parabéns a Secretaria Municipal de Educação pela iniciativa. Agradecimento especial ao esforço e despreendimento de Nelzira Cabral, sem ela a apresentação poderia não ter acontecido.

"Uirapuru" dá um show




Santo Antônio do Monte recebeu no último dia 27 de novembro, sábado, no Auditório do Centro Educacional Maria Angélica de Castro, um dos mais expressivos e respeitados grupos de canto de Minas Gerais. O grupo Uirapuru Canto Livre que percorre desde 2009 o circuito das cidades do centro-oeste de Minas apresentou o show “Era Uma Vez...”, com a participação dos músicos Joabe (teclado) e Daniel Penido (percussão). O interessante desse projeto do cantor e compositor Gê Lara, sempre com o apoio de Roberta Machado, é que a cidade parceira recebe com o show uma oficina de canto popular para crianças da rede pública de ensino. Inclusive, três alunos da Escola Municipal Amâncio Bernardes foram convidados ao palco durante a apresentação. Na platéia muitos familiares emocionados com suas crianças, no repertório canções brasileiras de domínio público e folclóricas de compositores como Milton Nascimento e Fernando Brant, Saulo Laranjeira, Marisa Monte, Djavan, Heitor Villa Lobos e do próprio regente Gê Lara. O show tem o apoio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura com o patrocinio da Fitedi e Somasa.

Apresentação


Confesso que ainda estou apreensiva quanto ao formato deste espaço. A princípio a intenção é discutir, divulgar as coisas que acontecem aqui e no mundo, relevantes na construção de nossos gostos e vivências. Acredito que Santo Antônio do Monte vive atualmente um momento propício para fomentar novos conhecimentos...Volto a escrever motivada pela inauguração do Centro Cultural. Espero que o CETUC, mesmo não sendo exatamente o que esperávamos, mude a atmosfera de nossa sociedade, crie novas possibilidades e sendo otimista desperte a curiosidade por outras atividades de lazer que não somente comer e beber com os amigos nos bares e restaurantes locais. Não estou desmerecendo aqui o convívio, desde a antiguidade as pessoas se reúnem. Porém, gostaria de contribuir, para que os assuntos se diversificassem ultrapassando os muros da vida alheia. Vamos publicitar coisas boas e sérias, as importantes e as divertidas também...