Apresentação

Na Grécia antiga, as ágoras eram as principais praças públicas da pólis - praças de comércio e debates filosóficos... Resolvi então apropriar-me do termo para inaugurar uma nova praça virtual. Ressalto que as praças só têm serventia quando são frequentadas, por pessoas com opiniões e vontade de interagir. Quando geram convivência. Acredito que é através da convivência com nossas famílias, amigos e todos os outros que se interessam ou não pelo mesmo que a gente, que a cultura de um lugar pode ser preservada, transformada ou extinta. Por isso, convido vocês a circularem por aqui, me contarem seus casos e seus projetos. Vamos “contar pra todo mundo” o que acontece; desde os espetáculos de porte até as atividades mais simples que nem eu nem você pesávamos antes na balança da cultura.Vamos sentar e conversar sobre o que nos motiva e nos emociona no dia-a-dia. A cultura é influenciada por muitos fatores... O desafio é abordá-los de forma interessante. Para isso, preciso da sua contribuição. Não existe diálogo de um só... Falem comigo.

fevereiro 12, 2011

Solidariedade


Em comemoração ao dia da Solidariedade, 31 de janeiro, o Hotmail publicou um texto do Massoterapeuta com formação em Medicina Chinesa, Reiki, Auriculoterapia e Reset, Luciano Flehr. Nele o terapeuta questiona o quanto o ser humano, mesmo diante de tantas possibilidades de expansão da consciência, vem nos últimos anos regredindo ao instintivo, agindo cada vez mais de forma estressada, violenta e sem razão. Para tal analise, ele esclarece baseado nos estudos do biólogo celular e autor do livro "A Biologia da Crença", Bruce Lipton, que nosso código genético é vulnerável ao ambiente que estamos: "A membrana celular funciona como uma espécie de chip e é programável. O comportamento biológico e a atividade genética estão dinamicamente ligados às informações do ambiente, que podem ser descarregadas (como um download) no interior da célula, que funciona como um computador", explica o especialista. Outro fator que também mobiliza especialistas no mundo todo é os malefícios da “carga de energia eletromagnética que interfere em nossos corpos, provenientes de computadores, micro-ondas, televisão, celular, etc. Tudo isso pode gerar atrofia e desequilíbrio no nosso cérebro reptiliano e na amigdala cerebral, responsáveis por nossa capacidade de reação e ação. O cérebro reptiliano é o primeiro a ser formado, no primeiro trimestre de gestação. Nele estão retidas funções animais como caçar, usada quando vamos ao supermercado comprar mantimentos e demarcar território, ao usar uma cadeira preferida ou ocupar um lugar específico à mesa. Já na amigdala cerebral está armazenada nossa capacidade de luta e fuga. Você pode optar por enfrentar uma situação, fugir dela ou ficar estagnado e estressado.” Diante de todas as informações acima podemos refletir: Qual a nossa programação cotidiana? Estes fatores estão influenciando nossas ações? Que tipo de ambiente cultuamos em casa, no trabalho, com os amigos? Que culturas consumimos e oferecendo ao nossos filhos?

Se tais estudos estiverem certos, estamos programando nossas células a partir da sociedade e das culturas a que temos acesso. Reconhecendo que nosso cérebro pode estar sendo calibrado de forma distorcida, é uma questão científica estarmos nos acostumando aos absurdos que vemos por aí. O estresse do dia-a-dia compromete inevitavelmente a capacidade de avaliar, julgar, ponderar idéias universais ou racionalizar. O discurso da falta de tempo, de espaço e de voz é unâmine, literalmente uma programação.

É preciso reconhecermo-nos como atores desse meio e o influenciarmos a ser melhor, mais justo, solidário e digno através das mais simples e corriqueiras ações. É imprescindível que a nossa característica mais humana, a necessidade de COM VIVER, seja aflorada. Só assim, a cultura do amor, da gratidão, do companheirismo e da educação ocuparão o espaço ocupado hoje pela agressividade e pela política do "eu primeiro". Por isso, precisamos sempre escolher em qual tipo de ambiente queremos produzir e nos inserir. Que cada um de nós seja capaz de assumir sua parcela de responsabilidade – É preciso reagir aos outros solidariedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário