Apresentação

Na Grécia antiga, as ágoras eram as principais praças públicas da pólis - praças de comércio e debates filosóficos... Resolvi então apropriar-me do termo para inaugurar uma nova praça virtual. Ressalto que as praças só têm serventia quando são frequentadas, por pessoas com opiniões e vontade de interagir. Quando geram convivência. Acredito que é através da convivência com nossas famílias, amigos e todos os outros que se interessam ou não pelo mesmo que a gente, que a cultura de um lugar pode ser preservada, transformada ou extinta. Por isso, convido vocês a circularem por aqui, me contarem seus casos e seus projetos. Vamos “contar pra todo mundo” o que acontece; desde os espetáculos de porte até as atividades mais simples que nem eu nem você pesávamos antes na balança da cultura.Vamos sentar e conversar sobre o que nos motiva e nos emociona no dia-a-dia. A cultura é influenciada por muitos fatores... O desafio é abordá-los de forma interessante. Para isso, preciso da sua contribuição. Não existe diálogo de um só... Falem comigo.

fevereiro 12, 2011

Globo de Ouro 2011

A 68ª edição do Globo de Ouro em Beverly Hills, que além de um prêmio de peso é a prévia do Oscar 2011 aconteceu nesse último domingo, 16 de janeiro, e não fugiu muito do que era previsto. O longa de David Fincher sobre a criação do Facebook de seis indicações levou para casa quatro prêmios: Melhor filme de drama, direção, roteiro e trilha sonora. Embora tivesse sete indicações, “O Discurso do Rei” ficou com apenas uma estatueta: O britânico Colin Firth ganhou o prêmio de melhor ator de drama pelo seu desempenho como rei George VI. O Globo de Ouro contempla produções de cinema e televisão, concedendo troféus distintos a musicais ou comédias e obras dramáticas.

No cinema de hoje, a valorização do dramático sobrepõe às outras produções. Isso se evidencia na ênfase dos prêmios. O nome de Natalie Portman ganhou todas as colunas de cinema do mundo, pelo seu papel em “Cisney Negro, enquanto Annette Bening e a comédia "Minhas Mães e Meu Pai" foi apenas citado. Isso aconteceu também com o melhor ator da categoria Paul Giamatti pela interpretação no filme "Minha Versão para o Amor". Isso nos faz pensar sobre o quanto desmerecemos o riso, como se ele não fosse capaz de nos fazer pensar, ou se o simples propósito de se divertir fosse fútil e superficial demais, menos culto.

Ficam aqui os vencedores do Globo de Ouro 2011 no cinema. Ainda pretendo falar um pouco mais sobre as indicações de cada categoria nas próximas edições, comparando-as com a lista do Oscar que será divulgado no próximo dia 24 de janeiro. A Festa da Academia está prevista para o dia 22 de fevereiro.

Filme – drama: "A Rede Social"/ Ator – drama: Colin Firth ("O Discurso do Rei") / Atriz – drama: Natalie Portman ("Cisne Negro") / Filme - comédia ou musical: "Minhas Mães e Meu Pai"/ Ator - comédia ou musical: Paul Giamatti ("Minha Versão para o Amor") / Atriz - comédia ou musical: Annette Bening ("Minhas Mães e Meu Pai") / Ator coadjuvante: Christian Bale ("O Vencedor") / Atriz coadjuvante: Melissa Leo ("O Vencedor") / Direção: David Fincher ("A Rede Social") / Roteiro: "A Rede Social"/ Filme estrangeiro: "Em um Mundo Melhor" (Dinamarca)/ Animação: "Toy Story 3"/ Trilha sonora: "A Rede Social"/ Música original: "You Haven't Seen the Last of Me" ("Burlesque") / Cecil B. DeMille (homenagem): Robert De Niro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário